Adega Agnus
Cima Corgo
Sobre
Sendim, município de Tabuaço, aparece logo na primeira demarcação desta região, é um povoado muito antigo, que se implanta junto ao rio Távora constituído por muitas quintas e vinhas de pequenos agricultores. Os seus habitantes mantiveram vivas tradições, trabalhos e técnicas, ligadas ao cultivo da vinha e produção de diversos vinhos, destacando-se a jeropiga, produto de excelência, nas festas de Santa Luzia em dezembro. Mas também vinhos generosos, vinhos tintos, brancos e, atualmente, espumante.

As adegas, familiares, maiores ou mais pequenas, foram sempre espaços peculiares nas habitações. Funcionavam sempre na “loja da casa”, muitas delas em chão de terra, de calçada ou laje de pedra granítica. Muitas foram desaparecendo com o despovoamento da região interior de Portugal. Algumas sobreviveram e mantêm ainda alguma atividade, revelando-nos métodos e processos seculares.

A adega Agnus, pretende manter essa memória imaterial, de atividades e saberes tradicionais. O seu espaço, transmite-nos toda essa tradição, desde logo através da manutenção do sistema construtivo e arquitetura da casa. A manutenção do lagar em pedra em funcionamento assim como a manutenção de materiais e maquinaria que existem pela casa. Esta experiência leva-nos a uma vivência do passado, e permite-nos provar vinhos e produtos totalmente genuínos. A adega é um espaço integrado na antiga casa da moagem de Sendim, onde poderá ver o que resta desta indústria e que teve grande importância económica neste lugar.

Convidamo-lo a conhecer esta atividade tradicional, feita por gentes da região, onde descobrirá um Douro profundo, antigo e genuíno.




Rua da estrada nacional nº 19
Sendim 5120
Tabuaço
agnus.douro@gmail.com
(+351) 913 229 546

Fique Atento!
Receba as nossas novidades e ofertas...