Centro Interpretativo do Vale do Tua
Sobre
O Centro Interpretativo do Vale do Tua (CIVT) é um espaço que procura revelar a riqueza natural e histórica de um território que, ao longo dos tempos se foi transformando pela ação do homem.
A musealização do espaço está dividida em três temas principais: o Vale, a Linha do tua e a Barragem.
O tema “O Vale” pretende levar o visitante a envolver-se com o vale do tua em toda a sua dimensão, natural e humana. Numa área tubular é criada uma cápsula temporal que direciona o visitante num percurso de milhares de anos, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao seu povoamento.
No tema “A Linha do Tua” o objetivo é recordar e aproximar. A ideia é levar o visitante a recordar o caminho-de-ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio. A ligação entre a via-férrea e os residentes do Douro e Trás-os-Montes é o momento que se celebra.
No tema “A Barragem” quer-se levar o visitante a compreender a barragem e demonstrar a relação estabelecida pelo desenho do arquitecto Eduardo Souto de Moura, entre a paisagem e a exigência da tecnologia.

Estação Ferroviária de Foz Tua
Carrazeda de Ansiães
civt@cmca.pt
(+351) 278 098 884

Fique Atento!
Receba as nossas novidades e ofertas...