Parque e Museu do Côa
Sobre
O Parque Arqueológico do Vale do Côa situa-se na zona mais a Norte do distrito da Guarda, na região conhecida por Alto Douro. No troço final do rio Côa localizam-se mais de 80 sítios com arte rupestre e cerca de 1200 rochas gravadas, num território de cerca 200 kms2 abrangendo áreas dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Mêda.
Este extraordinário conjunto rupestre distribui-se ao longo de dois eixos fluviais principais: o rio Côa, numa extensão de cerca de 30 kms, e também o rio Douro, ao longo de cerca 15 kms, para ambos os lados após a embocadura do Côa.
O Parque Arqueológico do Vale do rio Côa, que se encontra aberto ao público desde o dia 10 de Agosto de 1996, constitui um local único no mundo por apresentar manifestações artísticas de diversos momentos da Pré-História, Proto-história e da História, nomeadamente o mais importante conjunto de figurações paleolíticas de ar livre até hoje conhecido.
O Museu do Côa foi inaugurado em 30 de Julho de 2010. A concepção do edifício parte da ideia de que “a arte paleolítica no Vale do Côa é talvez a primeira manifestação de ‘Land art’”.
Embora seja um dos maiores museus portugueses, assenta graciosamente, com parte do seu volume como que engastado no topo da colina que, na sua margem esquerda, encima a foz do Côa, celebrando o encontro dos dois patrimónios mundiais da região: a Arte Pré-histórica do Vale do Côa e a Paisagem Vinhateira do Douro.
O Museu utiliza as mais avançadas tecnologia e actividades educativas para apresentar a arte rupestre do Vale do Côa e o seu contexto arqueológico, como “porta de entrada” para o verdadeiro Museu: os sítios de arte rupestre no Vale do Côa.
O Museu é também um centro de acolhimento para investigadores que desejam estudar o Côa aproveitando a maior biblioteca nacional dedicada à arte rupestre.

Rua do Museu, 5150-620 Vila Nova de Foz Côa
museugeral@arte-coa.pt
(+351) 279 768 260

Fique Atento!
Receba as nossas novidades e ofertas...